VISITA TÉCNICA

CLA recebe Visita Técnica do IBAMA para avaliação ambiental

A inspeção teve como foco a verificação do cumprimento das condicionantes ambientais estabelecidas na Licença de Operação Corretiva, documento essencial para a continuidade das atividades espaciais da unidade
Publicada em: 22/05/2025 15:15
Imprimir
Fonte: CLA, por Tenente Paumeiro
Edição: Agência Força Aérea, Tenente Wanessa Liz

Foto oficial no CLA   O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, recebeu entre os dias 13 e 15/05 a visita técnica de uma comitiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A inspeção teve como foco a verificação do cumprimento das condicionantes ambientais estabelecidas na Licença de Operação Corretiva (LOC), documento essencial para a continuidade das atividades espaciais da unidade.

A programação teve início com uma apresentação institucional conduzida pelo Diretor do CLA, Coronel Aviador Clovis Martins de Souza, no Salão Nobre do Centro Técnico. Reunião da comitiva do IBAMA no CLA“Destaco a trajetória do CLA e sua relevância estratégica para o setor aeroespacial brasileiro, as vantagens geográficas de Alcântara para lançamentos orbitais e os investimentos em infraestrutura, como a criação da empresa ALADA e o avanço da chamada "New Space" no Brasil”, enfatizou.

A visita contou também com a presença de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), que acompanharam os técnicos do IBAMA durante a vistoria.

A SGA apresentou, ainda, as ações desenvolvidas para mitigar impactos ambientais e promover a sustentabilidade. Entre as iniciativas estão campanhas de conscientização, programas de reciclagem, limpeza da orla, atividades de educação ambiental em escolas da região e projetos comunitários em parceria com a AEB e universidades locais, como UFMA e UEMA. Também foram visitadas a usina fotovoltaica da unidade, o viveiro de mudas “Ecos de Gaia” e a estação de tratamento de efluentes.

Os técnicos do IBAMA, por sua vez, pontuaram os principais itens avaliados durante a vistoria, como os programas de regularização fundiária, comunicação social, controle de processos erosivos, gestão de resíduos sólidos e recuperação de áreas degradadas. No mesmo dia, o grupo visitou os antigos canteiros de obras do Projeto Alcântara Cyclone Space (ACS), acompanhados pela equipe ambiental do CLA e demais representantes das instituições envolvidas.Reunião da comitiva do IBAMA no CLA

Composta por quatro especialistas, a comitiva do IBAMA contou com apoio logístico de várias seções do CLA durante os três dias de atividades. A visita representa mais um passo significativo na consolidação do compromisso da unidade com a responsabilidade socioambiental, em alinhamento com a Política Ambiental do Comando da Aeronáutica.

Ao final da inspeção, o Coronel Clovis reiterou o empenho do CLA na melhoria contínua dos seus processos de gestão ambiental.

Fotos: Soldados Paulo Henrique e C. Mendes / CLA