VISITA TÉCNICA
CLA recebe Visita Técnica do IBAMA para avaliação ambiental
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, recebeu entre os dias 13 e 15/05 a visita técnica de uma comitiva do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A inspeção teve como foco a verificação do cumprimento das condicionantes ambientais estabelecidas na Licença de Operação Corretiva (LOC), documento essencial para a continuidade das atividades espaciais da unidade.
A programação teve início com uma apresentação institucional conduzida pelo Diretor do CLA, Coronel Aviador Clovis Martins de Souza, no Salão Nobre do Centro Técnico. “Destaco a trajetória do CLA e sua relevância estratégica para o setor aeroespacial brasileiro, as vantagens geográficas de Alcântara para lançamentos orbitais e os investimentos em infraestrutura, como a criação da empresa ALADA e o avanço da chamada "New Space" no Brasil”, enfatizou.
A visita contou também com a presença de representantes do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) e da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), que acompanharam os técnicos do IBAMA durante a vistoria.
A SGA apresentou, ainda, as ações desenvolvidas para mitigar impactos ambientais e promover a sustentabilidade. Entre as iniciativas estão campanhas de conscientização, programas de reciclagem, limpeza da orla, atividades de educação ambiental em escolas da região e projetos comunitários em parceria com a AEB e universidades locais, como UFMA e UEMA. Também foram visitadas a usina fotovoltaica da unidade, o viveiro de mudas “Ecos de Gaia” e a estação de tratamento de efluentes.
Os técnicos do IBAMA, por sua vez, pontuaram os principais itens avaliados durante a vistoria, como os programas de regularização fundiária, comunicação social, controle de processos erosivos, gestão de resíduos sólidos e recuperação de áreas degradadas. No mesmo dia, o grupo visitou os antigos canteiros de obras do Projeto Alcântara Cyclone Space (ACS), acompanhados pela equipe ambiental do CLA e demais representantes das instituições envolvidas.
Composta por quatro especialistas, a comitiva do IBAMA contou com apoio logístico de várias seções do CLA durante os três dias de atividades. A visita representa mais um passo significativo na consolidação do compromisso da unidade com a responsabilidade socioambiental, em alinhamento com a Política Ambiental do Comando da Aeronáutica.
Ao final da inspeção, o Coronel Clovis reiterou o empenho do CLA na melhoria contínua dos seus processos de gestão ambiental.
Fotos: Soldados Paulo Henrique e C. Mendes / CLA